Pilares que fundamentam nossa prática educativa
"A criança aprende quando ama"
— Rudolf Steiner
O "Vínculo Afetivo" constitui um dos fundamentos da nossa prática educativa. Através das relações que estabelecemos com amor, construímos um ambiente onde prevalecem o respeito mútuo, a compreensão e o apoio coletivo.
Na Aldeia, o amor é a base de todas as nossas relações. Cultivamos a empatia através do exercício constante de nos colocarmos no lugar do outro, tentando compreender suas emoções, necessidades e perspectivas. Acreditamos que sem vínculo afetivo verdadeiro e sem amor, não há aprendizado significativo.
O Vínculo Afetivo se manifesta nas relações diárias através do amor que dedicamos a cada criança, no diálogo constante, na capacidade de pensar coletivamente sobre nossas experiências. A solidariedade se expressa quando ajudamos uns aos outros com amor, quando buscamos soluções juntos, quando demonstramos atenção genuína e carinhosa às necessidades do outro.
Através do Vínculo Afetivo e do amor, desenvolvemos a humildade de reconhecer que todos temos algo a aprender e a ensinar. Ninguém é superior a ninguém, e é justamente nessa troca de saberes e experiências, permeada pelo amor, que todos crescemos.
A humildade e o amor nos permitem estar sempre abertos ao aprendizado, a ouvir verdadeiramente o outro e a reconhecer que fazemos parte de uma rede de cuidado e amor, onde cuidamos e somos cuidados com afeto.
O cuidado com o outro e consigo mesmo caminham juntos, sempre fundamentados no amor. O convívio respeitoso e amoroso, a capacidade de ver o outro com empatia e reconhecer sua importância no grupo são essenciais. Estamos sempre atentos ao impacto de nossas ações no coletivo, guiados pelo amor.
A transformação que desejamos ver no mundo começa dentro de cada um de nós, através do amor.
Através do Vínculo Afetivo e do amor, substituímos a competição pela colaboração, o individualismo pela consciência coletiva. Construímos relações pautadas no respeito, na escuta verdadeira, no cuidado autêntico e, principalmente, no amor com cada criança que chega até nós.
"Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo."
"“Nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sente que pode realizar sozinha.” — Maria Montessori
A construção da liberdade e autonomia acontece através da vivência dos valores que fundamentam nossa prática: o Vínculo Afetivo e o Contato com a Natureza. Quando a criança internaliza esses valores, ela passa de uma condição de dependência externa para uma posição de maior independência e autoconhecimento.
O protagonismo surge quando a criança se conhece melhor, quando faz escolhas, reflete sobre elas e compreende as consequências de suas ações. Quando ela se percebe como construtora de seu próprio conhecimento, desenvolve uma relação positiva e afetiva com o aprendizado.
Reconhecer que errar é parte natural do processo de aprendizado e poder se encantar com suas próprias descobertas ajuda a criança a identificar suas capacidades e limitações, tornando-se mais consciente de si mesma e mais responsável por suas ações e pelo mundo ao seu redor.
Na Aldeia, valorizamos profundamente o movimento espontâneo e a iniciativa própria da criança. Não fazemos por ela, não antecipamos suas ações, mas preparamos um ambiente seguro onde ela pode experimentar, tentar, errar e acertar por conta própria.
O adulto está presente como observador atento e companheiro disponível. Não interfere desnecessariamente, mas oferece apoio quando a criança realmente precisa. É através dessa presença respeitosa que a criança desenvolve confiança em si mesma e capacidade de agir de forma independente.
"É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência"
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência.
Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário,
não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
— Mahatma Gandhi
Nossa compreensão sobre o Contato com a Natureza parte do princípio de que somos parte integrante do mundo natural. Pertencemos a esse mundo, somos responsáveis por ele e vivemos as consequências de nossas ações, assim como nossas ações têm impacto no ambiente que nos cerca.
Acreditamos que através do contato constante e significativo com a natureza, a criança desenvolve autoconhecimento, reconhece-se como parte de um sistema maior e naturalmente desenvolve atitudes sustentáveis:
Na Aldeia, a responsabilidade é vivenciada quando a criança cumpre seus compromissos ou comunica quando precisa de ajuda, assumindo a responsabilidade de buscar soluções. Desenvolvemos o olhar cuidadoso para tudo e todos que nos cercam.
Estamos sempre conscientes de nossas ações e de como elas repercutem no ambiente e em nós mesmos. O contato diário com elementos naturais permite que a criança se reconheça como parte de um todo maior, desenvolvendo sensibilidade ambiental e conexão profunda com a natureza.
As crianças passam a maior parte do tempo em espaços externos, explorando livremente, brincando e fazendo descobertas. Aprender sobre os ciclos naturais, sobre os animais e plantas não acontece através de explicações, mas sim através da experiência direta, do toque, da observação, da vivência constante com esses elementos.
"As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz."
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