Base Pedagógica

Pilares que fundamentam nossa prática educativa

Vínculo Afetivo

"A criança aprende quando ama"
— Rudolf Steiner

O "Vínculo Afetivo" constitui um dos fundamentos da nossa prática educativa. Através das relações que estabelecemos com amor, construímos um ambiente onde prevalecem o respeito mútuo, a compreensão e o apoio coletivo.

Na Aldeia, o amor é a base de todas as nossas relações. Cultivamos a empatia através do exercício constante de nos colocarmos no lugar do outro, tentando compreender suas emoções, necessidades e perspectivas. Acreditamos que sem vínculo afetivo verdadeiro e sem amor, não há aprendizado significativo.

O Vínculo Afetivo se manifesta nas relações diárias através do amor que dedicamos a cada criança, no diálogo constante, na capacidade de pensar coletivamente sobre nossas experiências. A solidariedade se expressa quando ajudamos uns aos outros com amor, quando buscamos soluções juntos, quando demonstramos atenção genuína e carinhosa às necessidades do outro.

Através do Vínculo Afetivo e do amor, desenvolvemos a humildade de reconhecer que todos temos algo a aprender e a ensinar. Ninguém é superior a ninguém, e é justamente nessa troca de saberes e experiências, permeada pelo amor, que todos crescemos.

A humildade e o amor nos permitem estar sempre abertos ao aprendizado, a ouvir verdadeiramente o outro e a reconhecer que fazemos parte de uma rede de cuidado e amor, onde cuidamos e somos cuidados com afeto.

O cuidado com o outro e consigo mesmo caminham juntos, sempre fundamentados no amor. O convívio respeitoso e amoroso, a capacidade de ver o outro com empatia e reconhecer sua importância no grupo são essenciais. Estamos sempre atentos ao impacto de nossas ações no coletivo, guiados pelo amor.

A transformação que desejamos ver no mundo começa dentro de cada um de nós, através do amor.

Através do Vínculo Afetivo e do amor, substituímos a competição pela colaboração, o individualismo pela consciência coletiva. Construímos relações pautadas no respeito, na escuta verdadeira, no cuidado autêntico e, principalmente, no amor com cada criança que chega até nós.

Vínculo Afetivo
Friedrich Froebel

Friedrich Froebel

"Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo."

Liberdade e Autonomia

"“Nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sente que pode realizar sozinha.” — Maria Montessori

A construção da liberdade e autonomia acontece através da vivência dos valores que fundamentam nossa prática: o Vínculo Afetivo e o Contato com a Natureza. Quando a criança internaliza esses valores, ela passa de uma condição de dependência externa para uma posição de maior independência e autoconhecimento.

O protagonismo surge quando a criança se conhece melhor, quando faz escolhas, reflete sobre elas e compreende as consequências de suas ações. Quando ela se percebe como construtora de seu próprio conhecimento, desenvolve uma relação positiva e afetiva com o aprendizado.

Reconhecer que errar é parte natural do processo de aprendizado e poder se encantar com suas próprias descobertas ajuda a criança a identificar suas capacidades e limitações, tornando-se mais consciente de si mesma e mais responsável por suas ações e pelo mundo ao seu redor.

Na Aldeia, valorizamos profundamente o movimento espontâneo e a iniciativa própria da criança. Não fazemos por ela, não antecipamos suas ações, mas preparamos um ambiente seguro onde ela pode experimentar, tentar, errar e acertar por conta própria.

O adulto está presente como observador atento e companheiro disponível. Não interfere desnecessariamente, mas oferece apoio quando a criança realmente precisa. É através dessa presença respeitosa que a criança desenvolve confiança em si mesma e capacidade de agir de forma independente.

Liberdade e Autonomia
Maria Montessori

Maria Montessori

"É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência"

Contato com a Natureza

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência.
Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário,
não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
— Mahatma Gandhi

Nossa compreensão sobre o Contato com a Natureza parte do princípio de que somos parte integrante do mundo natural. Pertencemos a esse mundo, somos responsáveis por ele e vivemos as consequências de nossas ações, assim como nossas ações têm impacto no ambiente que nos cerca.

Acreditamos que através do contato constante e significativo com a natureza, a criança desenvolve autoconhecimento, reconhece-se como parte de um sistema maior e naturalmente desenvolve atitudes sustentáveis:

  • Respeitar a diversidade de todos os seres vivos, reconhecendo que cada um tem suas particularidades e não precisa se adequar a padrões impostos.
  • Comprometer-se com tarefas e responsabilidades, entendendo sua importância para o bem-estar coletivo, mesmo quando não é a atividade preferida no momento.
  • Reconhecer limites e espaços, compreendendo que fazemos parte de um ecossistema maior e que nossas ações têm impacto.
  • Zelar pelo ambiente, assumindo nossa responsabilidade de cuidar do planeta que habitamos.

Na Aldeia, a responsabilidade é vivenciada quando a criança cumpre seus compromissos ou comunica quando precisa de ajuda, assumindo a responsabilidade de buscar soluções. Desenvolvemos o olhar cuidadoso para tudo e todos que nos cercam.

Estamos sempre conscientes de nossas ações e de como elas repercutem no ambiente e em nós mesmos. O contato diário com elementos naturais permite que a criança se reconheça como parte de um todo maior, desenvolvendo sensibilidade ambiental e conexão profunda com a natureza.

As crianças passam a maior parte do tempo em espaços externos, explorando livremente, brincando e fazendo descobertas. Aprender sobre os ciclos naturais, sobre os animais e plantas não acontece através de explicações, mas sim através da experiência direta, do toque, da observação, da vivência constante com esses elementos.

Contato com a Natureza
Maria Montessori

Maria Montessori

"As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz."

Quer saber mais sobre nossa pedagogia?

Entre em contato e agende uma visita para conhecer nossa prática pedagógica.

Entre em Contato